Os números são alarmantes. Entre 2012 e 2022, 25.492 mil trabalhadores morreram no Brasil em decorrência de acidentes de trabalho, o que dá uma média de 7 mortes por dia. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SMARTLAB). No mesmo período, foram registrados cerca de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT), o que dá média diária de 1.640.
Para diminuir esta estatística, existe o Movimento Abril Verde, uma iniciativa para conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.
"Nossa missão enquanto sindicalista é sensibilizar os trabalhadores sobre como evitar os acidentes. A precaução passa pelo uso correto dos Equipamentos de Proteção e Segurança (EPI)", explica José Abelha, presidente da FETRICOM-MS e do SINTRACOM de Campo Grande.
Neste mês de abril, as duas entidades sindicais vão reforçar as visitas nos canteiros de obras para divulgar a prevenção. "Temos também o objetivo de chamar à atenção de empresários e poder público sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam o bem-estar no ambiente de serviço", conclui Abelha, que também é técnico em segurança do trabalho.