O Sintracom e a Fetricom foram chamados hoje pelo Sinduscon (Sindicato Patronal) para a primeira rodada de negociação sobre a Convenção Coletiva 2020/2021. Estiveram na reunião o presidente interino do Sintracom Marco Cezar Ribeiro Gonçalves; o presidente interino da Fetricom Elizeu Pacheco; e o advogado das instituições, Valdisnei Landro Delgado.
Os patrões ofereceram 0% de reajuste, alegando que o setor passa por dificuldades com queda na venda de imóveis. O Sintracom e a Fetricom discordam totalmente desta posição. A inflação acumulada foi 3,92% de março/2019 a fevereiro/2020, período em que a venda de imóveis cresceu porque ainda não existia a pandemia de coronavírus. O Sintracom e a Fetricom entendem que é necessário, no mínimo, corrigir as perdas salariais.
Vale ressaltar que o Sintracom enviou as reivindicações em 18 de fevereiro, já que a data-base da categoria é o mês de março. Não temos dúvida de que os patrões usam o momento de pandemia para penalizar mais uma vez os trabalhadores.
O Sintracom e a Fetricom permanecem firmes no propósito de defender o salário da categoria, e vão percorrer os canteiros de obras de Campo Grande para informar os trabalhadores sobre a proposta dos patrões de não corrigirem o salário. Esperamos também uma novo contato o mais breve possível do Sinduscon para que possamos resolver este impasse sem prejuízo para ambas as partes.