Os dirigentes do Sintracom CG Marco Cezar e Manoel Marques participaram na manhã desta sexta-feira (19), da Oficina de Metodologia do 12º Concut e 10º CECUT-MS, que foi realizada na sede da FETEMS.

 

Quintino Severo, Secretário Nacional de Administração e Finanças da CUT esteve presente no evento, onde fez uma importante fala sobre conjuntura, reforçando a percepção de que vivemos um momento de perigo para a classe trabalhadora por conta da situação complexa que vivemos dentro desta crise econômica mundial.

 

Para o dirigente nacional, “são os reflexos da crise internacional que estamos colhendo no Brasil, a OIT faz um cálculo de que esta crise já impactou mais de 200 milhões de empregos no mundo” disse.

 

Ainda sobre a crise econômica, Quintino afirmou, “é a maior crise do capitalismo registrada em tempo de duração, maior que a crise de 29 e os capitalistas estão aplicando seu receituário neoliberal. Nós temos vários exemplos que podemos citar de reações de movimentos sociais e governos, no sentido de enfrentar esta politica de ataque aos direitos dos trabalhadores como é o caso dos Brics, do Banco que estão criando para enfrentar o FMI. A CUT no Brasil tem sido protagonista no enfrentamento aos ataques aos direitos dos trabalhadores, seu papel em diversas ocasiões tem superado o papel de um partido em matéria de mobilização em defesa da classe trabalhadora o que foi o nosso dia 13 de Março, uma grande demonstração de unidade e ação de rua”.

 

Na sequência da atividade, a Comissão Organizadora do X CECUT-MS e a ECO-CUT apresentaram informações organizativas e a metodologia que serão utilizadas na construção do 12º CONCUTdesde as Assembleias de base, passando pelas etapas estaduais (CECUT´s) além da etapa nacional.

 

A lógica de construção do 12º CONCUT inverteu a forma de produção de resoluções políticas congressuais, ao invés de manter o formato com um texto-base nacional indicado para ser debatido nas etapas de base, agora a formulação exigirá muito das Assembleias dos sindicatos e dos CECUT´s que terão a oportunidade de formular e apresentar proposições que serão disponibilizadas on line para todo o país, no sentido das proposições políticas serem aprovadas no Congresso Nacional da CUT, reforçando assim a participação dos sindicatos de base.

 

Na próxima semana, a Comissão Organizadora do CECUT-MS estará realizando uma reunião e a partir daí, serão encaminhadas aos sindicatos toda a documentação orientadora elaborada pela CUT nacional, além do material de orientação elaborada pela CUT-MS sobre a realização do X Congresso Estadual da CUT-MS.

Com informações do site da CUT-MS.

Mix de fotos do evento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 4 =