O presidente do Sintracom de Campo Grande e Fetricom-MS, José Abelha, participou nesta quarta-feira, 03/11, de uma reunião do Conselho Curador do FGTS. O Conselho Curador é responsável por gerir e administrar o FGTS, ou seja, definir onde, quando e como devem ser aplicados os recursos do Fundo. A Caixa Econômica Federal é o agente operador do FGTS.
O Conselho Curador é formado por 6 representantes do governo e 6 representantes da sociedade. Abelha representa os trabalhadores por meio da CUT. A reunião desta quarta-feira foi para pedir ao presidente do Conselho Curador, Ricardo Moreira, que faça a intermediação no Congresso Nacional para barrar uma enxurrada de projetos que preveem a liberação do FGTS. No atual governo, foram apresentados 121 projetos de liberação do FGTS. Ricardo Moreira é representante do Ministério do Trabalho e Previdência.
"Precisamos unir forças para que esses projetos não sejam aprovados. O representantes do governo tem maior acesso à bancada do governo e pode ajudar neste sentido. A grande preocupação é que faltem recursos para habitação e infraestrutura que são os principais objetivos dos recursos do FGTS", argumentou Abelha na reunião.
Para se ter uma ideia, só a modalidade do saque-aniversário já movimentou em 2021 até o mês de agosto R$ 8,1 bilhões, quase o valor total do ano inteiro de 2020 quando foram sacados R$ 8,4 bilhões.
ASSISTA CLICANDO NO LINK ABAIXO UM TRECHO DA FALA DO ABELHA NA REUNIÃO
/ckfinder/userfiles/files/WhatsApp%20Video%202021-11-03%20at%2016_21_22.mp4