Ele é mais um vilão nesta época tão difícil que vivemos. Tem lugar que o preço do botijão de gás já chegou a R$ 100,00. Quem cozinha todo dia sabe que um botijão dura em média um mês. Hoje, vamos dar algumas dicas que pode trazer economia de até 40%.

 

1) PANELA COM TAMPA
Use a tampa de panela ao cozinhar. Ao utilizar a tampa, ela retém o calor. Isso ajudará o alimento a ficar pronto mais rápido. 

 

2) COR DO FOGO
Se as chamas não estiverem azuis, tem algo errado no fogão; as cores alaranjadas ou amareladas podem significar acúmulo de sujeira nos bocais, o que atrapalha o funcionamento e aumenta o consumo de gás. Por isso, é sempre bom limpar o fogão, e se mesmo com a limpeza o problema persistir, é recomendável chamar um técnico profissional.

 

3) CORRENTES DE AR
Janelas e portas abertas trazem ventos que podem diminuir as chamas e até mesmo apagar o fogo – sem você nem perceber.

 

4) TAMANHO DA PANELA PARA CADA TIPO DE BOCAL
Uma panela grande num bocal pequeno demora mais para esquentar; já no caso de uma panela pequena numa boca grande, a chama acaba indo para fora.

 

5) PEDAÇO PEQUENO PARA COZINHAR
Sempre que possível, corte os alimentos em pedaços menores; isso facilita o cozimento, diminuindo o tempo com o fogão aceso.

 

6) FEIJÃO
Deixe o feijão de molho de um dia para o outro. Depois para cozinhar na panela de pressão é rápido: 10 minutos no fogo; e 10 com o fogão desligado.

 

7) EVITE ABRIR O FORNO
Sempre acenda a luz do forno para verificar se o prato está pronto. Quando você abre o forno, o calor vai embora e gasta mais gás.