É um reajuste atrás do outro. O litro da gasolina tá na casa dos R$ 6,00 e ninguém sabe mais onde isso vai parar. Enquanto o governo não se mobiliza para tomar uma atitude e baixar o preço do combustível, o jeito é economizar. 

 

Você sabia que existem cinco formas de se economizar até 50% de combustível apenas mudando hábitos na condução do veículo? Pode acreditar que é possível, porque especialistas já fizeram o teste e a economia é certa! Vamos lá então.

 

DOSE O PÉ NO ACELERADOR

Evite arrancadas, principalmente quando abrir o semáforo, e procure manter uma velocidade constante. Quanto mais o motorista adota uma postura de acelerar e frear o tempo inteiro atrás de outros carros, mais gastará combustível. 

 

ANTECIPE DESACELERAÇÕES

Quando ver que o semáforo fechou, ou então vai virar em uma rua, procure tirar o pé do acelerador bem antes, dessa forma você vai usar o chamado freio motor, economizando combustível.

 

USE A MARCHA CERTA

Não force o motor para trocar de marcha. É possível colocar por exemplo uma terceira marcha a 40 km/h, e uma quarta marcha a 50 km/h. No carro que tem o conta giros (RPM), troque a marcha sempre quando o veículo atingir 2 mil giros. Na descida, não use banguela (ponto morto). Descer com o carro engatado e sem o pé no acelerador economiza combustível.

 

CUIDADOS AO ENCHER O TANQUE

Se você usar o carro na cidade, procure abastecer no máximo até 3/4 do tanque. Quanto mais pesado o carro, mais vai gastar combustível. E se tiver de encher o tanque, peça para o frentista parar quando ouvir aquele barulhinho da trava.

 

NÃO DEIXE O TANQUE NA RESERVA

Transitar com veículo o tempo todo na reserva com certeza é prejuízo. Isso porque o baixo nível de combustível no reservatório propicia um aumento nas taxas de vaporização, o que significa desperdício.