Os servidores públicos municipais, estaduais, e federais, realizam nesta quarta-feira, 18/08, uma mobilização nacional contra a Proposta de Emenda à Constituição número 32, conhecida como PEC 32. A Proposta cria uma Reforma Administrativa no serviço público que precariza os direitos dos servidores.
O presidente da Câmara, Arthur Lira já afirmou que a proposta deve entrar em votação até o final de agosto no Plenário. A medida altera uma série de normas que regem o trabalho no funcionalismo público.
A PEC 32 prevê, por exemplo, o fim da estabilidade no serviço público, extinção e transformação de cargos, e fim das gratificações. A PEC ainda dá poderes ao Executivo para acabar com autarquias e fundações por meio de decreto. Como se não bastasse, permite que membros das forças armadas ocupem as funções de professor, médico ou enfermeiros, além de interferir na autonomia dos sindicatos, proibindo acordos.
O Sintracom de Campo Grande e Fetricom-MS são solidários ao funcionalismo público contra a PEC 32, que é mais um desmonte dos direitos dos servidores, e dos bons serviços públicos prestados neste país.