446 trabalhadores morreram em canteiros de obras no Brasil de 2013 a 2020 em decorrência de choque elétrico. O levantamento é da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). As principais vítimas são pedreiros e ajudantes.
Segundo especialistas, Isso acontece porque muitas construções não atendem aos requisitos mínimos de segurança estipulados pelas normas vigentes no Brasil. São as famosas “gambiarras” que colocam em risco a vida desses profissionais, seja por um conformismo do tipo “isso nunca vai acontecer comigo” ou mesmo por economia com equipamentos de segurança.
A principal medida para evitar acidentes do tipo é a utilização de um quadro de tomadas para canteiros de obras. Ele fornece a segurança necessária para que os profissionais possam trabalhar com tranquilidade, pois é feito dentro das normas de segurança estabelecidas pela lei.
O presidente do Sintracom de Campo Grande e Fetricom-MS, José Abelha, que também é técnico em segurança, explica que os quadros de energia possuem disjuntores que desarmam em caso de sobrecarga, evitando qualquer tipo de contato manual do trabalhador. "A gambiarra adianta o serviço mas pode causar mote e na melhor das hipóteses deixar sequelas". Abelha também reforça que qualquer tipo de serviço relativo a eletricidade tem de ser feito por um profissional da área.