Dirigentes do sindicato estiveram presentes nesta segunda-feira (16) no empreendimento da MRV do bairro Pioneiros em Campo Grande (MS), para realizar uma reunião com os trabalhadores sobre a campanha salarial 2015-2016, aprovada em Assembleia Geral realizada dia 30 de Janeiro.
José Abelha, Presidente do SintracomCG, comentou esta atividade, “fomos na obra, entre o período de 6h às 7h da manhã, para divulgarmos nossa campanha salarial e sentimos que a recepção foi muito boa. O problema neste dia é que fomos informados de que a MRV retirou a cesta básica e a alimentação gratuita dos seus funcionários. Reforçamos na reunião que estes dois itens estão em nossa proposta de convenção coletiva, bem como o reajuste de 12,48% linear, e temas referentes à saúde e segurança do trabalho, por estes motivos é fundamental o apoio dos trabalhadores à nossa pauta salarial e também sua filiação ao sindicato, pois a hora de lutar é agora”.
Solidariedade sindical
Mais de vinte trabalhadores haitianos que estavam contratados pela empresa terceirizada de nome “AV MOTTA”, ficaram sem salário quando os proprietários da referida empresa simplesmente sumiram da cidade. Este não é o primeiro caso, no dia 15 de outubro de 2014, o SintracomCG fez um ato em frente ao empreendimento Upper da Vanguard, por um caso semelhante protagonizado pela empresa terceirizada Pedri&Santos, onde os donos desta empresa também se evadiram da cidade, deixando para trás mais de quarenta (40) pais de família que ficaram sem receber seus salários.
O sindicato foi acionado pelo Ministério Público do Trabalho para mediar esta situação, por conta de uma denúncia feita pelo senhor Jean Daniel Zephyr, representante da Casa do Migrante, ligada à Igreja Católica em Campo Grande, onde os trabalhadores haitianos estavam sendo acolhidos após esta situação de abandono.
A audiência foi marcada pelo Ministério Público Estadual, sendo realizada em sua sede, no dia 16 de Março, das 10h da manhã e seguiu até às 14h da tarde.
Segundo Elizeu Pacheco, diretor do sindicato que também acompanhou o caso, “o sindicato verificou a situação de cada um deles e fizemos os cálculos usados para o pagamento das verbas rescisórias. Neste caso, não foi pago ainda o fgts nem a multa, por um acordo firmado com a Plaenge, para legalizar este tipo de pagamento, nesta situação reivindicamos também o mês trabalhado que antecede o abandono pela terceirizada”.
Abelha explica que a PLAENGE, contratante da empresa “AV MOTTA”, não se negou a pagar todos os direitos trabalhistas dos operários haitianos, segundo ele, “a empresa alegou não ter todas as informações referentes aos trabalhadores em sua contabilidade, uma vez que a responsável direta por eles era a AV MOTTA, mas que está buscando organizar estes dados trabalhistas. Por esta razão, firmamos um acordo no Ministério Público do Trabalho, onde a Plaenge será ajuizada pelos haitianos, para que ela tenha condições de realizar estes pagamentos pela via judicial, evitando assim, duplo pagamento, conforme manifestaram preocupação seus representantes legais na audiência”.
Cursos Técnicos no SintracomCG
Representantes do sindicato estiveram em reunião na última terça-feira (17), na sede da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), no sentido de estabelecer com aquele órgão parcerias para oferecimento de cursos gratuitos no SintracomCG.
A Prefeitura de Campo Grande lançou esta iniciativa em agosto de 2014, em um programa de cooperação com diversos sindicatos, com o objetivo de firmar convênios para oferecimento de cursos gratuitos de qualificação profissional.
Os dirigentes foram recebidos na Funsat pelo seu Diretor-Presidente, Cicero Alves e assessoria, que prestaram alguns esclarecimentos aos sindicalistas, que pleiteavam parcerias.
Segundo José Abelha, “foi uma boa reunião, ficamos combinados de começar a oferecer quatro cursos inicialmente, a serem realizados na nova sede do SintracomCG. A prefeitura vai entrar com o aporte teórico e os professores, o sindicato ficará responsável pelo espaço físico e materiais didáticos e buscaremos empresas parceiras para realizarmos em canteiros de obras a parte prática do curso”.
O SintracomCG realizará a inauguração de sua sede reformada e ampliada, para melhor atender seus filiados, no dia 1 de maio, dia do Trabalhador. Nesta ocasião, será feito também o lançamento oficial dos cursos oferecidos pelo sindicato, que devem contar com público de 15 pessoas por turma, para melhor aproveitamento dos conteúdos e do aprendizado.
Os primeiros cursos serão de eletricista, pedreiro bloquista, carpintaria e pintura. Maiores informações, visitem a sede do sindicato, situado na rua Maracajú, 878, ou liguem para os números, (67) 3325-7205 / (67) 3384-6246.