Hoje é o Dia Internacional de Combate à Corrupção. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

 

Nos últimos anos, o Brasil tem caído na posição no Índice de Percepção da Corrupção, elaborado pela ONG Transparência Internacional. O Brasil está hoje em 106º lugar entre 180 países, sua pior colocação desde 2012.   

 

O Brasil soma 35 pontos no ranking, em uma escala de zero a 100. Quanto menor a pontuação, mais corrupto o país é.  Dessa forma, o Brasil aparece empatado com Albânia, Argélia, Costa do Marfim, Egito, Macedônia do Norte e Mongólia. Os países menos corruptos são a Dinamarca e a Nova Zelândia, líderes do ranking, têm 87 pontos cada um.   

 

Considerando a América do Sul, o Brasil está atrás de Uruguai (71 pontos), Chile (67), Argentina (45), Suriname (44), Guiana (40), Equador (38), Colômbia (37) e Peru (36). Na região, apenas Bolívia (31), Paraguai (28) e Venezuela (16) aparecem com pontuação menor que o Brasil.

 

Por ano, a corrupção no Brasil desvia R$ 200 bilhões, dinheiro que poderia ser aplicado em benefícios para a população, como a construção de casas próprias, hospitais, e melhoria da rede de saneamento básico.

 

O combate à corrupção depende de cada um de nós. Fiscalize as ações do político em que você votou, acompanhe os noticiários, e proteste quando ver que algo está errado.