É cada vez maior a decepção com o governo Bolsonaro. A nova pesquisa divulgada pelo Datafolha mostra que o percentual de brasileiros que consideram o governo ruim ou péssimo subiu para 43%. O percentual é bem superior aos 38% da última pesquisa divulgada no final de abril. De acordo com a série histórica do Datafolha, Bolsonaro tem o pior índice de aprovação de presidentes desde 1989 a esta altura de um primeiro mandato.
A nova pesquisa foi realizada no começo desta semana, ou seja, depois que veio à tona o vídeo da reunião ministerial que mostrou o show de horrores proporcionado por bolsonaro e seus ministros. Entre os 55% dos entrevistados que disseram ter visto o vídeo, 53% reprovam a atitude. Outro dado revelado pela pesquisa Datafolha é que 37% consideram que Bolsonaro nunca se comporta de forma adequada no cargo.
O Datafolha entrevistou 2.069 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todas as regiões e estados do país. Do total de pessoas entrevistadas, um percentual de 43% se cadastraram para receber o auxílio emergencial de R$ 600, aprovado pelo Congresso Nacional para ser pago pelo governo durante a pandemia a trabalhadores informais, autonômos, microempreendedores individuais e desempregados. Dos cadastrados para receber o benefício, 16% disseram que não receberam nenhuma parcela até agora.