Muitos trabalhadores tem questionado sobre como andam as negociações da nossa campanha salarial, já que a data-base da categoria é o mês de março.
O Sintracom, junto com os trabalhadores em Assembleia, fechou a pauta de reivindicações e encaminhou aos patrões em fevereiro. Tudo caminhava para uma negociação rápida para ser fechada em no máximo no mês de abril. Porém, em meados de março, veio a pandemia de Coronavírus. O setor da construção civil ficou apenas alguns dias parado, e logo as autoridades liberaram o serviço nos canteiros de obras mediante algumas regras sanitárias.
Os patrões alegam que existe indefinição quanto aos rumos da nossa economia, mas o setor da construção civil não está parado, ao contrário, o governo federal até estimulou nosso setor concedendo carência de seis meses no pagamento da prestação do imóvel financiado.
O Sintracom considera que os trabalhadores devem ter seu direito respeitado em relação a data-base, o que significa pelo menos ter o salário corrigido pelo índice oficial de inflação. Temos constantemente entrado em contato com o Sindicato que representa as empresas (Sinduscon), porém até agora não tivemos o retorno sobre nosso pedido que é uma reunião para selar a negociação.
Vamos continuar insistindo junto aos patrões para que possamos o mais breve possível fechar a Convenção Coletiva para dar a segurança jurídica a milhares de pessoas que vão construir a retomada da economia, porque esse período de incertezas logo passará.