O Dia do Pedreiro é comemorado no Brasil em dia 13 de dezembro. A data é lembrada para homenagear a profissão das mais antigas da história da humanidade, uma profissão que existe desde que os primitivos seres humanos saíram das cavernas e começaram a edificar construções rústicas, começando pela própria casa e criando, com o tempo, pequenas vilas, que se transformaram em cidades, tornando o pedreiro um profissional especializado para o trabalho com construções de pedras e tijolos.
No Brasil, o presidente Juscelino Kubitscheck determinou a instalação de um monumento, em Brasília, em homenagem aos pedreiros que ajudaram a construir a capital do Brasil em apenas 41 meses, para que todos pudessem se lembrar da importância da profissão de pedreiro para o desenvolvimento nacional.
O pedreiro sempre foi de importância fundamental para qualquer cultura. Prova disso é a presença de um grupo de pedreiros portugueses, na comitiva de Tomé de Souza, governador geral do Brasil, que aqui chegou em 1549 com ordens expressas do rei de Portugal para construir a primeira fortaleza de pedra e de cal em Salvador e, no Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional mantém um documento de 1573, atestando que o mais antigo pedreiro da cidade era João Ribeiro.
O Sintracom de Campo Grande, em nome do presidente Abelha, parabeniza todos os profissionais que ajudam a construir diariamente o Brasil!