Quem tem dívidas com alguns bancos pode aproveitar esta semana para negociar os débitos com descontos que podem chegar a 92%. Além disso, o valor devido pode ser parcelado em vários anos. A Semana Nacional de Negociação envolve 261 agências bancárias de seis instituições financeiras: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander. Os bancos Pan, Safra e Votorantim também participam da iniciativa, mas só por meio de canais digitais.
Os economistas orientam que esta é uma ótima oportunidade para quem está com o nome sujo. Com a renegociação, a pessoa volta a ter crédito e pode inclusive aproveitar o momento para financiar a casa própria, já que os preços estão convidativos por causa da grande oferta de imóveis.
Algumas agências estão com horário estendido de funcionamento só para atender a renegociação. Em Campo Grande, por exemplo, A Caixa Econômica Federal da Rua 13 de Maio funciona até às 20h. Os clientes da CEF poderão quitar dívidas que estejam em atraso há mais de um ano, com até 90% de desconto para pagamento à vista. Podem ainda unificar contratos em atraso e parcelar em até 96 meses, realizar uma pausa no pagamento de até uma prestação vencida ou a vencer e efetuar a repactuação da dívida, com possibilidade de aumento do prazo.