A indústria da construção civil de Campo Grande está bem aquecida nesta reta final do ano, principalmente com reformas, ampliações e construções de residências que se preparam para as festas de Natal. A estimativa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Campo Grande – Sintracom/CG, é de que estão sendo contratados em torno de 3 mil trabalhadores temporários para atender à grande demanda de profissionais – principalmente pedreiros e construtores – nesta reta fina do ano.
“O número de pequenas obras aumentou significativamente nos últimos dois meses. Muitos estão aplicando recursos economizados durante o ano e até mesmo o 13º salário, em pintura de casas e apartamentos, reforma e ampliações”, afirma José Abelha Neto, presidente do Sintracom/CG.
Diante da corrida das empresas e pessoas físicas em busca de profissionais, o sindicato tem aumentado também, na mesma proporção, a fiscalização do mercado para que trabalhadores não sejam prejudicados em seus direitos trabalhistas.
O sindicato, segundo Abelha Neto, tem orientado os trabalhadores contratados por pessoas físicas, que façam contratos de trabalho para não serem prejudicados. A entidade também tem percorrido canteiros de obras para impedir o trabalho de operários não registrados em carteira por empresas privadas.
“Qualquer trabalhador que se sentir lesado em seus direitos trabalhistas, deve nos procurar imediatamente, para orientarmos ou entrarmos na briga em seu favor”, afirma o sindicalista que divulga o telefone 3325-7205 para denúncias e reclamações. A pessoa pode se dirigir também à sede do sindicato, que fica na Rua Maracaju, 878, quase esquina com a Rua Pedro Celestino.
Fonte: http://www.folhacg.com.br/noticias-ler/construcao-civil-aquece-em-campo-grande/11450/