A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. Em 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar em 15 de outubro o dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Em 1963, a data foi oficializada por um decreto federal.
O Sintracom de Campo Grande parabeniza os professores e professoras pelo seu dia."Todos nós passamos pela escola e fomos alfabetizados por estes grandes profissionais. Se hoje tenho o conhecimento que tenho é graças a vocês professores e professoras", diz o presidente do Sintracom de Campo Grande, José Abelha.
Segundo Abelha, é preciso retomar o respeito e a dignidade por estes profissionais. "Hoje, os professores passam por momentos difíceis porque o governo federal está retirando cada vez mais direitos. Além disso tem aluno que até agride o professor. O profissional da educação ainda está sobrecarregado porque muitas famílias confundem a função do professor transferindo a eles a obrigação também de educar as crianças", conclui Abelha.