O Sintracom fechou a Convenção Coletiva que beneficia trabalhadores dos setores de pré-moldado, gesso e mármore.
O reajuste será de 5%, bem superior a inflação do período que foi de 3,9% medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). "Com isso, o trabalhador terá maior poder de compra já que houve ganho real no salário", explica o presidente do Sintracom e Fetricom-MS, José Abelha.
Outros benefícios da negociação foram o aumento do valor da cesta básica de R$ 170,00 para R$ 180,00; e o desconto de apenas 4% no valor do vale-transporte. Pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) o desconto é de 6%
"Além disso, garantimos que a rescisão contratual seja homologada no sindicato a partir do sexto mês de registro em carteira. Isso traz mais segurança para o trabalhador que terá certeza de receber os valores de rescisão conforme estabelece a lei", explica Abelha. Todas as outras cláusulas da Convenção anterior foram mantidas.
O acordo é retroativo ao mês de março, data-base da categoria. Portanto, as empresas vão pagar os meses retroativos em no máximo quatro meses a partir de outubro. A empresa que quiser pagar tudo de uma vez pode ficar à vontade.