Hoje, sete (7) de novembro, às12h30min, o sindicato esteve realizando visita na La – J Lucas Artefatos de Concreto, situado na Av. Cel Antonino 6977, Campo Grande - MS. Na oportunidade, os dirigentes sindicais falaram, para uma plateia de mais de cinquenta pessoas, sobre os benefícios oferecidos aos trabalhadores pelo SintracomCG e entregaram cópia da Convenção Coletiva produzida pelo sindicato.

 

Segundo José Abelha Neto, Presidente do SintracomCG “esta agenda foi muito boa, eu gosto de vir em um local fixo como este, com os trabalhadores participando, com calma e dando opinião”.

 

Representantes do sindicato procuraram a empresa e solicitaram a cedência do espaço para dialogar com os trabalhadores. Na reunião foi feito informado sobre os convênios médicos que o sindicato oferece aos trabalhadores. Como exemplo, foi dito sobre as sessões de fisioterapia que o sindicato oferece para seus filiados e dependentes. Já são mais de 150 atendimentos mês, em média, só nesta área.

 

O sindicato também oferece descontos no Hospital Evangélico para exames, consultas, farmácia, dentista, ambulância (no caso do trabalhador não ter condições de se locomover em caso de enfermidades), tem também o serviço jurídico, previdenciário e trabalhista.

 

FGTS

 

O Sindicato informou também que está promovendo ações jurídicas para todos os filiados que requererem atualização do seu FGTS. Alguns juristas no país estão dando ganho de causa para o trabalhador que requer a atualização, pois a Caixa Econômica Federal utilizou a correção do seu dinheiro depositado no FGTS utilizando a TR (taxa referencial).  

 

Pode entrar com o pedido de revisão dos valores, todo o trabalhador que tinha saldo no fundo entre 1999 e 2013, estando aposentado ou não.

 

Estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontou perdas no saldo do FGTS decorrente do cálculo errado da taxa referencial do fundo desde 1999. Ocorre que apesar desse período registrar na maior parte dos anos índices de inflação baixos, a TR não conseguiu recompor a inflação do período e acumulou déficit de quase 50%.

 

Outra questão abordada pelo sindicato foi a reforma da sede e a realização da Festa do Trabalhador da Construção Civil, que está marcada para o dia 14 de Dezembro. Os operários sindicalizados já podem retirar os convites individuais e de seus dependentes para o evento do dia 24 de novembro até o dia 10 de dezembro, na sede do sindicato.

 

Em sua fala José Abelha ressaltou, “nós estamos mudando a cara do Sintracom, enfrentamos uma dura luta para recuperar a imagem do sindicato. Ele tem 80 anos e nós não podemos deixar ele parado, por isso temos que conscientizar a categoria, nós temos que nos unir para aumentarmos nossas conquistas. De dois anos para cá, foram 10% de aumento real nos salários, conquistados com muita luta. Ainda assim temos o pior salário do país. Por isso mesmo temos de continuar lutando para fortalecer nosso salário, fortalecendo a categoria, imagina se não tivéssemos feito greve?” ponderou.

 

Relato

 

Os trabalhadores receberam bem a visita do sindicato, inclusive o operário Geomar Mercado da Silva fez um relato sobre o uso dos benefícios que o sindicato oferece, “eu utilizei o convênio médico com o hospital evangélico, aí ficou bem mais fácil, realizei exame de sangue completo, raios-X total, eco cardiograma e eletrocardiograma. Sem a ajuda do sindicato o gasto ia ser muito alto, mais de mil reais. Eu fui bem atendido lá e pude fazer meus exames pagando bem menos”.

 

Novembro Azul

 

Outubro já está marcado como o mês rosa, dedicado aos cuidados preventivos do câncer de mama. Aliás, no tema prevenção, às mulheres estão bem à frente dos homens no cuidado com sua saúde. Pensando nesta necessidade, o sindicato abraçou a campanha do Novembro Azul, dedicada aos cuidados preventivos dos homens com o câncer de próstata.

 

No universo masculino, o exame é um tema muito preconceituado. Então o sindicato optou por conscientizar seus filiados e alerta, cuidado com a ignorância, pois muitas vezes são perdidas dessa forma.

 

O sindicato esclarece que o primeiro exame é o de sangue, caso for necessário, será realizado o segundo exame de ultrassonografia e persistindo a dúvida, aí sim, deve ser realizado o exame de toque. Este é um assunto muito sério e orientamos que nossos trabalhadores cuidem de sua saúde, por que isso protege suas vidas e também de seus familiares.

 

A direção do sindicato vai continuar no mês de novembro e dezembro realizando obras e divulgaremos aqui e em nossos canais todas as ações realizadas.