Na manhã desta quarta-feira (5), O Sintracom CG realizou a 12ª (décima segunda) visita, por meio de DSS* aos empreendimentos da Plaenge/Vanguard. A ultima obra visitada, foi o Residence Gaudí, localizado na Avenida Ricardo Brandão, no Bairro Jardim dos Estados da capital morena.

Ao longo desta caminhada que foi iniciada no dia 20 de outubro, no empreendimento Liege, muitos diálogos e reivindicações foram realizados entre a direção sindical e os trabalhadores da construção civil de Campo Grande.

Para Jose Abelha Neto, Presidente do SintracomCG, “esta foi uma das melhores coisas que aconteceram, levamos informação e conhecimento sobre os direitos os trabalhadores, conquistados e registrados na Convenção Coletiva. Isto foi bem melhor, do que às vezes, ir lá e fiscalizar uma obra sem poder ter tanto contato com os operários”.

Para um público de mais de quarenta (pessoas), visto que a obra está em fase de finalização, os dirigentes sindicais falaram sobre os convênios que o sindicato oferece, a festa do trabalhador, a assessoria jurídica na área trabalhista e previdenciária, o combate à precarização do trabalho, sobretudo envolvendo empreiteiros que não cumprem com os direitos trabalhistas, os famosos “gatos”, além da necessidade de união da categoria e da filiação ao sindicato.

Ilka Bueno, técnica em segurança do trabalho, que acompanhou as agendas representando a empresas citadas nestas 12 reuniões comentou, “informação é poder, este trabalho do sindicato em esclarecer sobre os direitos dos trabalhadores eu creio que é muito importante. Quanto mais conhecimento, mais os trabalhadores terão condições e oportunidades para tomar as suas decisões”.

Nesta linha, Abelha comentou para nós, “por conta da ausência de outras gestões sindicais, o trabalhador não estava bem informado até para poderem reivindicar seus direitos. Assim eles ficavam sem voz e muitos patrões acabavam até ludibriando os operários, temos vários casos de direitos previdenciários não pagos, salários atrasados, falta de equipamento de segurança, férias vencidas em mais de quatro anos, entre outros. Esta é uma situação muito problemática que estamos buscando mudar, conscientizando o trabalhador, defendemos que ele é a peça principal do sindicato, sem o seu apoio, a luta não avança”, disse.

O SintracomCG vem buscando oferecer orientação para os trabalhadores estarem municiados de conhecimento, assim ele vai poder defender o seu posto de trabalho e os seus direitos.

A equipe do Sindicato saiu satisfeita desta rodada de visitas, pois o contato direto com os trabalhadores é fundamental para o sucesso das atividades sindicais.

Citamos abaixo a lista de empreendimentos das empresas Plaenge/Vanguard visitadas pelo sindicato:

Liege, Chácara Cachoeira, Augusto Rodin, Salvador Dali, Le Charmant, UPPER, Mondrian, Liv Parque dos Poderes, Jd Provence e Gaudí.

DSS* Diálogo Semanal de Segurança, utilizado nesta ocasião para a divulgação das ações do Sintracom e o diálogo com os trabalhadores.