O presidente Bolsonaro anunciou que vai rever todas as Normas Regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho do país. As Normas Regulamentadoras são conhecidas como NRs. O governo quer reduzir em 90% as normas vigentes.

 

As NRs foram instituídas para proteger o trabalhador contra acidentes no serviço. As NRs obrigam as empresas a fornecer material de segurança tanto individual quanto coletivo. Além disso, a empresa precisa capacitar o trabalhador para usar os equipamentos de forma correta.

 

Mesmo com as NRs, o setor da construção civil é um dos que mais registram acidentes de trabalho. Por ano, são cerca de 15 mil ocorrências no Brasil. É comum durante a fiscalização do Sindicato encontrar falhas de segurança em muitos canteiros de obras.

 

A decisão de Bolsonaro em reduzir as NRs vai expor ainda mais o trabalhador aos riscos de acidentes. A classe sindical não vai medir esforços para evitar mais esta afronta contra os trabalhadores. Vamos usar todos os meios legais para barrar esta medida.