O presidente do Sintracom de Campo Grande, José Abelha, foi entrevistado por Arthur Mário na Rádio Hora.
A entrevista durou 30 minutos, tempo em que Abelha falou da conjuntura política e econômica do Brasil. O presidente do Sintracom citou vários malefícios da Reforma Trabalhista que tenta enfraquecer os Sindicatos e precarizar ainda mais a classe trabalhadora.
A Reforma Trabalhista, que entrou em vigor em novembro, estipula que o imposto sindical (referente a 1 dia de salário descontado no mês de março) passa a ser opcional. No entanto, Abelha falou da importância do trabalhador dar o aval para o desconto porque o recurso é fundamental para manter o Sindicato ativo e assim negociar com os patrões benefícios para o trabalhador.
Abelha também citou a Reforma da Previdência, que não pode ser votada enquanto tiver a intervenção no Rio de Janeiro, mas é bom lembrar que o governo Temer não desistiu da Reforma. Por isso, é preciso estar alerta a qualquer movimentação neste sentido.
Abelha ainda fez um balanço dos últimos anos na construção civil que sofreu muito com a crise fechando milhares de postos de trabalho. No entanto, a situação começa a melhorar em 2018, e o setor deve decolar a partir de 2019.
O presidente do Sintracom finalizou dizendo que o setor da construção civil precisa de um representante no legislativo para defender a categoria. Por isso, ele se coloca como pré-candidato a deputado estadual pelo PDT.