O Sintracom de Campo Grande fechou nesta sexta-feira, 02/02, o Acordo Coletivo dos trabalhadores da empresa Elcop Engenharia Ltda. A Elcop é uma empresa terceirizada da Energisa e emprega cerca de 90 pessoas.
Estiveram na empresa o presidente do Sintracom José Abelha, e o 1º secretário do Sindicato Elizeu Pacheco, que fizeram assembleia com os trabalhadores.
Ficou aprovado um reajuste salarial de 3,95%. É um reajuste acima da inflação do período que pelo INPC (índice Nacional de Preços ao Consumidor) ficou em 2,06%.
Com o reajuste de 3,95%, o trabalhador vai ter ganho real nos salários de quase 2%”, explica José Abelha, presidente do Sintracom.
Outra vitória do Sindicato e trabalhadores foi o reajuste do vale-alimentação que passou de R$ 330,00 para R$ 380,00, o que significa um aumento de 15%.
A data-base dos trabalhadores da Elcop é o mês de janeiro, portanto agora em fevereiro eles já vão receber com reajuste.
No Acordo Coletivo também ficou estipulado que todos os trabalhadores aceitaram pagar a Contribuição Sindical, que será descontada no mês de março e se refere a 1 dia de trabalho. Também consta no Acordo Coletivo a Contribuição Assistencial, descontada mensalmente no percentual de 1% do salário do trabalhador.
O custeio sindical é fundamental para que o Sindicato possa fechar negociações como esta com a Elcop que traz vários benefícios aos trabalhadores. Além disso, o Sintracom tem recursos para manter outros benefícios para a categoria como convênios nas áreas da saúde, educação e lazer.
Este foi a primeira Acordo Coletivo fechada pelo Sintracom em 2018. Agora, o Sindicato concentra os esforços para conquistar benefícios semelhantes para outras categorias que representa em Campo Grande.