O presidente do Sintracom de Campo Grande, José Abelha, visitou nesta quinta-feira, 30/11, dois sindicatos de trabalhadores na capital do México.
As atividades fazem parte do 3º Módulo de Formação do Projeto Ação Frente às Multinacionais na América Latina. O evento começou na última terça-feira e termina nesta sexta-feira.
Abelha esteve no Sindicato Mexicano de Eletricistas, e no Sindicato Nacional dos Trabalhadores Mineiros, Metalúrgicos, Siderúrgicos e Similares.
Recentemente, dois sindicalistas da categoria dos Mineiros e Metalúrgicos foram mortos a tiros a mando de empresas. O crime foi para colocar medo nos demais funcionários para que eles não pudessem reivindicar mais direitos. Foi uma tentativa também de jogar os trabalhadores contra o Sindicato.
“Inclusive o presidente do Sindicato, Napoleón Gómes Urrutia, teve de morar em outro país porque estava sofrendo ameaças de morte. No México, como em outros países da América Latina, o capital quer impor medo. Porém, aqui o povo também é aguerrido, não mede esforços para defender os direitos da classe operária”, explica Abelha.
Abelha também apresentou para os sindicalistas de vários países o trabalho que realizou no começo de outubro. Na época, ele visitou as fábricas de cimento da Votorantim em Corumbá e na Bolívia. A visita nos dois países serviu para que Abelha pudesse comparar as diferenças laborais.
O encontro na capital do México tem justamente o objetivo de mostrar aos sindicalistas as várias realidades das empresas na América Latina. Dessa forma, todos podem juntos traçar estratégias para defender o interesse comum do trabalhador.