Diretores da MRV Engenharia se reuniram com o Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (22), para firmarem um acordo que minimizasse os transtornos enfrentados por clientes que convivem com a demora no recebimento de apartamentos adquiridos na planta. O atraso ocorreu por conta do boom imobiliário e falta de mão de obra.
A construtora se comprometeu em pagar multa de 0,5% ao mês, a partir do valor do contrato, a todos os clientes que não receberam as chaves do apartamento próprio na data combinada. O total de restituição ultrapassa a casa dos R$ 3 milhões. O índice de 0,5% foi fixado pela empresa em cima do método de cobrança de aluguel, onde, normalmente, se cobra do locatário um valor de 0,3% a 0,7% do preço do imóvel.
Segundo a gestora executiva de relacionamento com clientes, Bianca Oliveira Vargas, entrarão no acordo as pessoas que compraram unidades dos empreendimentos Parque Ciudad de Vigo e Spazio Classique, nos bairros Tiradentes e São Francisco, respectivamente, em Campo Grande.
“Todos os nossos clientes que tiveram problemas com atrasos serão abordados. A média do valor que cada um irá receberá é R$ 4 mil, do Spazio Classique, e R$ 2 mil, do Parque Ciudad de Vigo”.
O valor recebido com a multa vai variar de acordo com cada contrato. Mas o total poderá ser utilizado de acordo com a vontade de cada cliente. Os exemplos citados na reunião são: depósito em conta corrente, abatimento no valor do apartamento e outros.
De acordo com o superintendente do Procon, Alexandre Monteiro Rezende, até o fim da próxima semana a construtora encaminhará, ao órgão de defesa do consumidor, uma lista com os contatos dos clientes que não receberam as chaves do apartamento no prazo estipulado em contrato.
“Vamos estabelecer uma data até o fim de novembro deste ano para que possamos fazer esse acordo com todas as pessoas. Será uma espécie de mutirão onde os clientes firmarão esse acordo com as assinaturas da empresa, do consumidor e do Procon. Vamos definir regras de pagamentos para cada um”, disse.
Alexandre ainda revelou que, para atender a demanda de clientes, os acordos também ocorrerão nos sábados. Funcionários do Procon e da MRV atenderão todos os clientes. “Nosso objetivo é resolver o problema do consumidor. Encontramos uma solução mais rápida e melhor para todas as partes”, afirmou o superintendente.
Boom imobiliário e atrasos – O relações institucionais da MRV Engenharia, Sérgio Lavarini, explicou que problemas específicos em um período da construção civil em Campo Grande motivou os atrasos na execução de obras nos dois empreendimentos da construtora.
“Na nossa avaliação, os prazos de entrega dos apartamentos foram prejudicado devido ao boom da construção civil. Campo Grande é uma cidade que vivenciou isso, muito forte. Como a MRV tem uma filosofia de contratar mão de obra local, não tínhamos gente suficiente para estar no canteiro de obras”, disse.
Lavarini lembrou que mais de mil unidades, nos dois empreendimentos, foram construídas. “Se você pensar que em cada casa possam morar três pessoas, são três mil moradores. É uma pequena cidade. Fomos otimistas, mas faltou mão de obra para concluir tudo a tempo”, disse.
O relações institucionais também garantiu que não há riscos de os consumidores ficarem sem os apartamentos comprados. “As obras estão em processo de finalização. Os apartamentos do Spazio Classique ficarão prontos até novembro de 2013 e os do Ciudad de Vigo até dezembro de 2013”, revelou.
Por entender que a carência de profissionais nos canteiros de obras não é responsabilidade dos clientes, a empresa optou pelo acordo e pelo pagamento de multa. “Adotamos essa postura porque pensamos no futuro e não podemos ficar com uma massa de clientes insatisfeitos. Temos vários terrenos adquiridos em Campo Grande e lançaremos novos empreendimentos”, contou.
Reclamações – Por causa do crescente número de reclamações sobre atrasos nas entregas de imóveis da construtora, registrados pelo Procon de MS, a MRV decidiu procurar o órgão de defesa com o intuito de minimizar a situação dos clientes lesados.
A empresa reafirmou o compromisso que tem com a Capital sul-mato-grossense e com os cerca de 2,5 mil clientes ativos na cidade. “Com a lição de casa aprendida, vamos firmar acordo com os clientes para resolvermos a situação”, avaliou Lavarini.
Enquanto isso, as entregas dos apartamentos continuam sendo feitas normalmente. Só na última sexta-feira (18), foram 27 apartamentos entregues. Nenhum cliente precisa aguardar o acordo para receber o apartamento.
A reunião e a proposta de acordo de hoje foram realizadas com a presença de diretores da MRV Engenharia, de um engenheiro da Caixa Econômica Federal, do superintendente do Procon, Alexandre Monteiro Rezende, e do acionista da construtora, José Luiz Meireles.