Com tantas regras de aposentadoria sempre fica a dúvida de quando requerer o benefício, ainda mais com uma proposta de Reforma da Previdência que o governo tenta aprovar ainda em 2017.
Especialistas dizem que pelas regras atuais da Previdência é vantajoso pedir a aposentadoria ainda neste ano quem sempre recebeu salário mínimo porque o valor do benefício não vai ultrapassar os atuais R$ 937,00.
Compensa também pedir aposentadoria neste ano quem começou a contribuir mais tarde ao INSS. Neste caso, a aposentadoria é por idade. O homem precisa ter pelo menos 65 anos, e a mulher 60 anos. É necessário também ter no mínimo 15 anos de contribuição.
Outra situação em que compensa pedir logo a aposentadoria é quem se encaixa na regra 85/95. Os números 85 e 95 representam a soma da idade da pessoa e do tempo de contribuição dela para o INSS . 85 é para mulheres, e 95 para homens.
Por exemplo, se uma mulher tem 55 anos de idade e 30 anos de contribuição, ela pode se aposentar porque a soma dos dois valores dá 85 (55 + 30). No caso de um homem, ele poderia se aposentar, se tivesse, por exemplo, 60 anos de idade e 35 anos de contribuição (60 + 35 = 95).
Quem se enquadra nesta regra deve pedir a aposentadoria logo porque não entra no Fator Previdenciário que diminui o valor da aposentadoria.