Cerca de 150 trabalhadores estiveram reunidos nesta segunda-feira, 25/09, com a diretoria do Sintracom de Campo Grande. O bate-papo foi no canteiro de obra da empresa Domape no jardim Veraneio.
Foram abordados vários assuntos como a saúde e segurança. É um tema fundamental já que o estado registra um acidente de trabalho a cada 48 minutos. Por ano, 1,7 mil trabalhadores são afastados por mais de 15 dias.
Dentro do tema saúde, os trabalhadores com mais de 40 anos foram orientados a fazer o exame de próstata. Cerca de 1 em cada 7 homens será diagnosticado com a doença durante a vida. Daí a importância de fazer o preventivo, porque quando a doença é detectada no início as chances de cura são acima de 90%.
O Sindicato também abordou a Reforma Trabalhista que apesar de aprovada no Congresso Nacional está sendo duramente combatida pelos sindicalistas. Já a Reforma da Previdência está perdendo força depois que o governo Temer foi denunciado pela segunda vez pela Procuradoria Geral da República. Mesmo assim, o Sindicato atua para que a Reforma não seja levada à votação já que estabelece idade mínima para aposentadoria.
Para evitar o desmonte dos direitos do trabalhador é muito importante a sindicalização. Neste sentido, todos foram orientados a fazer a filiação, que ainda proporciona aos trabalhadores muitos benefícios nas áreas da saúde, educação e lazer.