Terminou nesta quinta-feira, 11/05, em Buenos Aires na Argentina o 1º Módulo de Formação do Projeto Ação Frente às Multinacionais na América Latina. O presidente do Sintracom de Campo Grande, José Abelha, participou do encontro.

 

Durante 4 dias, sindicalistas debateram a atual conjuntura política e econômica da América Latina, e definiram ações para enfrentar as barreiras impostas aos trabalhadores.

 

Nesta quinta-feira, 11/05, na parte da manhã, os sindicalistas de vários países latino-americanos foram até a Unión Obrera Metalúrgica, que agrupa os trabalhadores metalúrgicos de toda a Argentina. A Unión foi fundada em 1943. No local, fizeram uma análise da conjuntura atual da classe operária. Depois, o grupo foi conhecer o centro de capacitação dos metalúrgicos.

 

“Nesta minha primeira viagem ao exterior, percebi que não é só o Brasil que enfrenta problemas com mão de obra precarizada, a gente vê que outros países também enfrentam os mesmos problemas e até maiores. Nas visitas às fábricas tem trabalhadores sem equipamento de segurança em setores que oferecem riscos", diz o presidente do Sintracom de Campo Grande, José Abelha.

 

"Pude conhecer pessoas e ganhar experiência. Percebi que precisamos juntar nossas forças para lutar contra este capital que tem tirado o sono do trabalhador. A gente até se emociona em ver pessoas passando dificuldades, com um salário que não dá para passar o mês. Precisamos nos unir para que este mundo seja melhor para todos. Não vamos calar nossa voz, sempre estaremos juntos no embate, atravessando fronteiras para conhecer a verdadeira situação para que possamos mudar este perfil. Vamos batalhar para que o capital possa ser distribuído com igualdade para todo o povo, independentemente do país”, relata Abelha.