Reiniciou nesta terça-feira o 1º Módulo de Formação do Projeto Ação Frente às Multinacionais na América Latina. O encontro está sendo realizado em Buenos Aires na Argentina e tem a participação do presidente do Sintracom de Campo Grande, José Abelha.
Entre os temas de hoje, os sindicalistas de vários países latino-americanos vão debater sobre as empresas Maquilas no Paraguai. Maquilas são empresas estrangeiras que se estabeleceram no Paraguai por uma estratégia de mercado. Elas importam máquinas e matéria-prima sem o pagamento de impostos e praticamente exportam toda a produção para seu país de origem.
Estas empresas se aproveitam das vantagens econômicas no Paraguai, onde a energia e a mão-de-obra são mais baratas. As chamadas empresas "maquiladoras" caracterizam-se pela ausência de respeito aos direitos humanos, leis ambientais e de proteção ao trabalhador. Inclusive existem muitas empresas brasileiras no Paraguai.
O 1º Módulo de Formação do Projeto Ação Frente às Multinacionais na América Latina segue até a próxima quinta-feira, 11/05.