O presidente do Sintracom de Campo Grande, José Abelha, participa hoje, 20/04, em São Paulo da reunião Executiva da Conticom (Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira filiados à CUT). A reunião é no auditório da CUT Nacional.
Em pauta vários assuntos, entre eles a Greve Geral do dia 28 de Abril quando o Brasil vai parar em protesto à Reforma da Previdência e à Reforma Trabalhista. A Greve também será um protesto contra o projeto de Terceirização já aprovado pelo governo.
Todas estas medidas aumentam a precarização e provocam pobreza e miséria. A Reforma Trabalhista propõe trocar o emprego formal pelo "bico", e impede os trabalhadores de entrar com recursos na Justiça do Trabalho para combater fraudes e reivindicar direitos. A Reforma também quer acabar com o direito à organização sindical.
Já a proposta de Reforma da Previdência propõe que o trabalhador praticamente morra no serviço. As recentes mudanças nas regras de transição para quem já está no mercado são verdadeiras pegadinhas. Na prática, o trabalhador terá de contribuir por quase uma vida para requerer a aposentadoria.
Na reunião Executiva também está sendo discutido o Congresso Extraordinário da CUT e o Congresso do ICM (Internacional da Construção e da Madeira) que neste ano será na África do Sul.