A construção civil e o transporte rodoviário de cargas são os dois setores em que mais ocorrem acidentes de trabalho no Brasil.
Porém, a construção civil ainda é o segmento mais letal para os trabalhadores, sendo responsável por cerca de 450 mortes ao ano no Brasil. A principal causa dos acidentes ainda continua sendo a não utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI).
Segundo o Ministério do Trabalho são registrados em Mato Grosso do Sul em média 1500 acidentes de trabalho por ano na construção civil.
Além de matar, os acidentes ainda causam sequelas graves, algumas para o resto da vida, e geram um custo de R$ 11 bilhões de reais por ano para a Previdência Social.
Para conscientizar empresas e trabalhadores a seguirem as normas de segurança foi lançada nesta segunda-feria, 10/04, em Campo Grande, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. O lançamento foi no auditório da FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul).
O Sintracom de Campo Grande faz visitas frequentes aos canteiros de obras para verificar o cumprimento das normas de segurança. Quando é encontrada alguma irregularidade a empresa é notificada e tem um prazo para fazer as adequações. Caso contrário, a situação é denunciada ao Ministério do Trabalho.