O governo federal  deve divulgar nos próximos dias as datas para liberar o saque de contas inativas do FGTS. A ideia era começar a liberar os recursos em fevereiro, mas agora o governo já estuda adiar para março. O período provável será do dia 13 de março até o dia 31 de julho. O critério de quem saca primeiro ainda será decidido. 15 milhões de pessoas estão aptas a realizar os saques. Ao todo, R$ 30 bilhões devem entrar em circulação na economia brasileira com a medida.

 

O governo já decidiu também que os trabalhadores serão chamados segundo a data de aniversário. Em março, terão o direto de sacar o FGTS de contas inativas as pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro. Nos quatro meses seguintes, seriam liberadas as contas das demais pessoas, em etapas, de acordo com o mês de nascimento.

 

Serão beneficiados com os saques todos os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até o fim de 2015. A medida não vale para pessoas que permanecem no mesmo emprego, mas têm conta inativa porque a empresa mudou de CNPJ.

 

Para facilitar a logística, a Caixa estuda creditar os valores que ficarão disponíveis para aqueles trabalhadores que têm conta no banco. E, para auxiliar o pagamento de valores menores, o banco estuda fazer os repasses por meio de correspondentes bancários, como as casas lotéricas. O banco ainda trabalha com a possibilidade de informar os trabalhadores sobre a liberação do saque por mensagem de texto no celular.