Nesta terça-feira, 10/01, um evento na CUT de Mato Grosso do Sul abriu o calendário de atividades em 2017. Foi um café com debate sobre temas que afligem a classe trabalhadora.

 

Sindicalistas falaram sobre o cenário que o governo golpista quer impor neste ano. A Reforma da Previdência é uma delas. A proposta do governo é estabelecer a idade mínima de 65 anos para conseguir a aposentadoria. "Essa regra vai prejudicar quase todos os trabalhadores da construção civil que começaram no batente muito cedo e na casa dos 50 anos já podem se aposentar", explica José Abelha, presidente do Sintracom de Campo Grande.

 

Outro tema levantado foi sobre o Acordado sobre o Legislado. Significa que a negociação entre trabalhador e empresa vai se sobrepor a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Com isso, o trabalhador corre o risco de ficar sem direitos históricos, como por exemplo o 13º salário.

 

Todos os sindicalistas são unânimes ao dizer que é preciso reforçar a mobilização para impedir retrocessos nas causas trabalhistas.