Termina hoje,25/11,no Recife/PE, o Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da Construção e do Mobiliário. O evento acontece na data comemorativa da não violência contra a mulher.
A técnica em segurança do trabalho do SINTRACOM de Campo Grande, Kely Cristina Ribeiro, participa do Encontro.
Na programação do encontro estão previstos debates e palestras sobre conjuntura nacional, e violência contra a mulher no Brasil e no local de trabalho. Representantes do Instituto Maria da Penha e a pesquisadora da Unicamp, Marilene Oliveira Teixeira, estão presentes no Encontro.
Para Dulcilene Morais, secretária da Mulher da Conticom, e presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção de Recife (Marreta), “o encontro de mulheres é uma necessidade deste momento no movimento sindical. A participação feminina é fundamental nas lutas que iremos enfrentar contra o governo Temer, que anseia a retirada de todos os direitos dos trabalhadores, e principalmente da mulher”.
Recentemente Temer enviou ao Congresso Nacional um Projeto de Lei que corta benefícios da licença a maternidade. Se o projeto for aprovado, trabalhadora precisará de pelo menos 10 meses de contribuição ao INSS para obter direito ao salário-maternidade. Hoje basta um mês.