Hoje, 26/10, é comemorado o dia do trabalhador da Construção Civil. A data foi escolhida em homenagem à semana em que se comemora também o dia de São Judas Tadeu, padroeiro religioso da profissão.
Em Campo Grande, o setor emprega 25 mil trabalhadores. Isto representa cerca de 15% dos empregos na capital com vínculo empregatício regido pela Consolidação das Leis do Trabalho. No país a construção civil representa 9% do PIB, que é a soma de tudo o que é produzido no Brasil.
“Temos muito o que comemorar porque nossos trabalhadores constroem sonhos. O momento que o país vive é difícil, mas toda crise tem um fim, uma hora a situação vai melhorar. A perspectiva é que os governos estadual e federal direcionem novos projetos para a construção civil. Com isso, a geração de empregos será imediata porque cada real aplicado na construção civil gera outros três nos demais setores da economia”, explica José Abelha, presidente do SINTRACOM (Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e no Mobiliário de Campo Grande).
Alguns anos atrás, o salarial da categoria em Mato Grosso do Sul era um dos mais baixos do Brasil. “No entanto, com várias mobilizações que fizemos conseguimos reajustes salariais acima da inflação, o que mudou este panorama”, diz Abelha.