O dia do homem é comemorado nesta sexta-feira, 15 de julho. Aproveitando a data, os médicos fazem um alerta: eles perceberam que os trabalhadores só vão ao consultório fazer exames quando a empresa exige ou então quando aparece um problema grave de saúde.

 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos cerca de 206 milhões de habitantes no país, aproximadamente 101 milhões são do sexo masculino. É uma parcela expressiva da população e que pouco se preocupa com a prevenção.

 

Segundo uma pesquisa do Centro de Referência da Saúde do Homem em São Paulo, o número de homens que fazem consultas preventivas é cerca de 30% menor do que o de mulheres.

 

 A estatística assusta ainda mais ao apontar que 60% dos homens que procuram um médio para exames chega ao consultório com estágios avançados de doenças.

 

Como os trabalhadores dos canteiros de obras são predominantemente masculinos a dica dos profissionais de saúde é procurar fazer exames preventivos 1 vez por ano.

 

O SINTRACOM mantém convênios com hospital e clínicas onde o trabalhador filiado pode fazer exames com descontos especiais.