O SINTRACOM fez uma visita na Marmoraria Casa Nova no Bairro Coopharádio em Campo Grande. Na empresa trabalham cerca de 30 pessoas.
A fiscalização do Sindicato conversou com os trabalhadores sobre a importância de seguir normas de segurança e saúde. "Neste setor é preciso tomar cuidado para não inalar a sílica, um pó residual produzido durante o corte, lapidação e moldagem de mármores, granito e outros minerais. A sílica pode provocar várias doenças no pulmão", explica Kely Cristina Ribeiro Oliveira, técnica em Segurança do Trabalho do SINTRACOM.
"Para não inalar a sílica, o trabalhador precisa usar máscara, e jamais ir para casa com a roupa do trabalho. O correto é não tentar tirar o pó da roupa, colocar direto pra lavar. O trabalhador deve tomar banho e trocar de roupa antes de ir para casa. Além disso, é preciso lavar as mãos e o rosto antes das refeições para não contaminar os alimentos", diz Kely.
A fiscalização reforçou também uma norma: os funcionários devem descansar 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados em pé para evitar problemas de coluna.
"Vamos fazer um relatório dos pontos que precisam ser melhorados e apresentar para a empresa, que já se comprometeu a fazer as adequações necessárias", afirma Marco Cezar Ribeiro Gonçalves, vice-presidente do SINTRACOM.