O Sintracom de Campo Grande esteve nesta quinta-feira no canteiro de obra do presídio da gameleira em Campo Grande. No local trabalham cerca de 80 pessoas.
O presidente do Sindicato, José Abelha, falou para os funcionários dos benefícios conquistados pela categoria. A negociação neste ano se arrastou até o mês de maio porque os patrões queriam dar um índice de reajuste abaixo da inflação. O Sindicato não aceitou e fez grandes mobilizações para mostrar para a classe patronal a união da categoria. A batalha valeu a pena! 95% dos trabalhadores tiveram reajuste de 11,08%, índice acima da inflação.
Abelha lembrou da importância do trabalhador ser filiado ao Sindicato. As conquistas só vieram porque a categoria é forte, e quanto mais filiados, maior o poder de negociação com os patrões.
A atual situação política e econômica do país também foi comentada. O governo Temer pretende alterar regras que vão prejudicar o trabalhador. Quer mudar a fórmula de aposentadoria, e propõe a retirada de direitos trabalhistas conquistados nas últimas décadas. Abelha disse que é importante o trabalhador ficar atento a isto, e se for preciso a categoria vai se mobilizar para garantir os direitos.