Esta gripe, também chamada de influenza A ou H1N1, é um tipo de gripe causada pelo vírus Influenza A H1N1, que além dos humanos também afeta os porcos. Neste ano, 32 pessoas já morreram em Mato Grosso do Sul por causa da doença.

 

A gripe H1N1 é transmitida de pessoa para pessoa da mesma forma que a gripe comum, mas causa sintomas mais fortes e repentinos, podendo provocar complicações como falta de ar, pneumonia e morte quando não tratada adequadamente.

 

COMO O VÍRUS É TRANSMITIDO

 

A gripe H1N1 é transmitida através do contato com objetos contaminados, como talheres e copos, ou por meio da saliva e secreções respiratórias de pessoas doentes.

 

Além disso, é possível pegar a gripe ao entrar em contato com animais doentes, mas o consumo da carne de porco não transmite esta doença, pois o vírus é eliminado durante o cozimento.

 

PREVENÇÃO

 

Tomar as vacinas para gripe em épocas de campanha;

 

Lavar as mãos com frequência, principalmente ao usar o banheiro ou após chegar em casa;

 

Cobrir a mão e o nariz com um tecido ao espirrar e tossir;

 

Evitar pegar nos olhos, na boca ou nariz ao longo do dia;

 

Evitar o contato com pessoas com sintomas de gripe;

 

Limpar objetos como brinquedos, bancadas, maçanetas de portas, telefones e utensílios de cozinha com água e sabão ou desinfetantes;

 

Além disso, crianças menores de 5 anos, idosos com mais de 65 anos, mulheres grávidas e pessoas com doenças que enfraquecem o sistema imunológico, como AIDS ou asma, devem evitar locais com aglomerações de pessoas.