A diretoria da Fetricom-MS e o departamento jurídico da Federação estiveram nesta semana na cidade de São Paulo onde se reuniram com o representante do Projeto Sucuriú.
O Projeto Sucuriú consiste na construção de uma fábrica de celulose da Arauco na cidade de Inocência em Mato Grosso do Sul com capacidade para produzir 2,5 mil toneladas de fibra curta ao ano. Os investimentos estimados são de US$ 3 bilhões, e a previsão é que a operação tenha início em 2028.
A fábrica será construída a 50km da cidade de Inocência, na margem esquerda do Rio Sucuriú (que dá nome ao projeto). Ela ficará a 100km do Rio Paraná, próximo à rodovia MS 377 e a 47km da malha ferroviária - canais que garantirão a eficiência logística ao escoamento da celulose para exportação e mercado interno.
Participaram da reunião o presidente da Fetricom-MS, Elizeu Pacheco, o diretor Marco Cezar Ribeiro Gonçalves (Marcão), e o advogado Delgado. O principal assunto da reunião foi sobre o Instrumento Coletivo de trabalho que tem a finalidade de estabelecer condições de trabalho em comum acordo entre os empregadores e os trabalhadores. A Fetricom-MS representa o setor de montagem e construção civil no estado de Mato Grosso do Sul.