O Governo Lula estuda liberar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo e Serviço) Futuro para auxiliar a população de baixa renda na compra da casa própria. A medida pode começar a valer em março.

 

A medida permite que trabalhadores de baixa renda possam usar valores que seu empregador ainda vai depositar em sua conta para amortizar ou liquidar dívidas imobiliárias no Minha Casa, Minha Vida. Assim, ao antecipar e pegar o valor do FGTS, quando a empresa depositar o valor na conta, o dinheiro vai direto para a prestação da moradia.

 

A iniciativa será testada, primeiro, entre famílias que ganham mensalmente até R$ 2.640 que compreende a Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida. Depois, o plano é ampliar o atendimento para todas as faixas, chegando ao limite de R$ 8 mil.

 

A possibilidade de o trabalhador com carteira assinada somar, à sua renda familiar, os valores do FGTS a receber eleva a sua capacidade de pagamento. Para que a modalidade vire realidade, o conselho do FGTS deve aprovar as regras e permitir que a Caixa Econômica Federal libere o valor do FGTS do trabalhador.