SECRETÁRIO NACIONAL DA CUT AJUDA NA ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS
O secretário administrativo de finanças da CUT Nacional, Quintino Severo, esteve em Campo Grande nesse fim de semana. A visita foi para ajudar na organização dos trabalhadores rurais para melhorar as condições de serviço e de vida. Segundo Quintino, a força desta categoria depende de uma base sindical.
Segundo o IBGE, a agricultura familiar está presente em 84% das propriedades brasileiras. No nosso estado, são quase 100 mil famílias de pequenos agricultores. O resultado da agricultura familiar é impressionante. 70% do feijão, 31% do arroz, 40% dos ovos e 84% da mandioca que vão para a mesa do brasileiro vem da agricultura familiar.
Para o secretário da CUT essas famílias merecem e precisam ter um crédito mais facilitado, assim como assistência técnica e direito à terra. Quintino afirma que são necessárias mais políticas públicas para o setor, tanto em nível estadual como federal.
Uma lei federal determina que pelo menos 30% da merenda das escolas públicas venham da agricultura familiar. Porém, nem todas escolas do estado cumprem a medida. Quintino Severo cita que é preciso traçar estratégias de comercialização para que os pequenos produtores possam disputar mercado com os grandes produtores.
O secretário da CUT também pretende abrir um debate sobre a mudança do foco da economia do estado. "Até pouco tempo, a base de Mato Grosso do Sul era a agropecuária. Hoje, vemos cidades como Corumbá e Três Lagoas mudando o foco da economia para a indústria que transforma a matéria-prima", conclui Quintino.