O profissional da construção civil fica muito exposto ao trabalho ao ar livre. Por causa da onda de calor que atinge o estado de Mato Grosso do Sul, o Sindicato dos Trabalhadores do setor alerta para alguns cuidados que devem ser tomados em função das temperaturas muito altas.

 

“É muito importante o uso do protetor solar, fornecido obrigatoriamente pela empresa. Outra medida de segurança é o uso do capacete com toca árabe que cobre as orelhas e o pescoço”, afirma José Abelha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Campo Grande e da Federação dos Trabalhadores da Construção Civil de MS.

 

Outro equipamento de segurança obrigatório é o uniforme com mangas compridas. O trabalhador também precisa ter à disposição bebedouros com água fresca em local acessível.

 

A partir desta sexta-feira, (22), as temperaturas devem bater recordes em Mato Grosso do Sul, podendo chegar a 43 graus em algumas cidades. “Os técnicos em segurança do trabalho são treinados para orientar o trabalhador em situações de muito calor. É só procurar o serviço de engenharia e segurança da empresa. Caso haja alguma dificuldade, basta entrar em contato com o Sindicato”, afirma Abelha.

 

Só em Campo Grande, a construção civil emprega cerca de 30 mil pessoas. Segundo os médicos, a exposição contínua ao sol sem proteção pode acarretar insolação, e a longo prazo, até câncer de pele.