Muitos estabelecimentos como supermercados e lojas de departamentos oferecem cartões ao seus clientes. Esses estabelecimentos prometem vantagens para atrair o cliente, entre as vantagens, um preço menor do produto se a compra for no cartão. Porém a propaganda não fala dos problemas e custos que você vai ter. Abaixo listamos alguns custos que os cartões de estabelecimentos têm. 

 

  1. Os descontos oferecidos nunca pagam as taxas cobradas na utilização, chamada de taxa de extrato, taxa de utilização, tarifa de manutenção, etc. Parece pouco, mas fica caro no fim do ano.
  2. Nem sempre é possível pagar pela internet, sendo necessário ir à loja todo mês efetuar o pagamento (e possivelmente comprar por impulso de novo).
  3. Em caso de atraso, as taxas de juros são altíssimas.
  4. Só servem para um rede de lojas específicas, ao contrário do cartão de crédito comum.
  5. Geralmente o cartão de loja não tem programas de recompensa como os cartões de crédito tradicionais.

Agora, se você optar por um cartão de crédito convencional saiba que muitos bancos oferecem o cartão sem anuidade. Outra vantagem é que você pode usar um mesmo cartão em várias lojas e ainda pagar a fatura pela internet. Mas lembre-se, o cartão de crédito tradicional só compensa se você pagar a fatura à vista. Caso contrário, os juros também são exorbitantes.