Cerca de 100 trabalhadores que atuam no canteiro de obra da Copasul no município de Angélica paralisaram as atividades nesta segunda-feira, 05/12. Eles são funcionários da Inobra. Os trabalhadores reclamam da insalubridade no local de serviço.
"Tem falta de água nos banheiros, o que deixa o local em péssimas condições de higiene. Além disso, a empresa tem obrigado os trabalhadores a ficarem no canteiro de obra no sábado até às 16h, quando o combinado é até às 11h", explica José Abelha, presidente da FETRICOM-MS (Federação dos Trabalhadores na Construção Civil de Mato Grosso do Sul).
A maioria dos trabalhadores veio da região nordeste do Brasil. Outra reclamação dos funcionários é que na hora de fazer a captação de mão de obra, a empreiteira faz várias promessas que não são cumpridas. "Os trabalhadores reclamam principalmente na demora em fazer o registro na carteira de trabalho", salienta o vice-presidente da FETRICOM-MS, Elizeu Pacheco.
Desde a semana passada, a diretoria da FETRICOM-MS tenta resolver a questão junto à empresa Inobra. "Esperávamos uma solução urgente que não veio, por isso as atividades foram paralisadas. Agora, aguardamos uma posição da empresa para que os problemas sejam resolvidos o mais rápido possível", finaliza Abelha.