A FETRICOM/MS esteve presente na abertura da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) que envolve cerca de 6.500 trabalhadores do projeto Cerrado em Ribas do Rio Pardo que atuam na construção da fábrica da Suzano. A SIPAT começou nesta segunda-feira, 21, e vai até 25 de novembro

 

"O setor da construção civil é um dos mais propensos a ter acidentes de trabalho, por isso é importante acompanhar as várias palestras sobre os riscos que existem dentro do canteiro de obra. É fundamental também saber usar corretamente os equipamentos de proteção individual e coletiva", explica o presidente da FETRICOM/MS e do SINTRACOM de Campo Grande, José Abelha.

 

Os palestrantes também alertam para que o trabalhador esteja com os exames de prevenção em dia. É muito importante fazer um check-up e ter cuidado principalmente com o câncer de pele e o câncer de próstata.

 

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente entre homens no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 2020, quase 16 mil homens morreram por causa do câncer de próstata. 

 

Na maioria das vezes, o câncer de próstata possui evolução silenciosa, podendo não apresentar sinais e sintomas. Daí a importância de fazer o exame preventivo a partir de 40 anos de idade. No início, o câncer de próstata tem chance de cura que ultrapassa 90%.

 

"Até a próxima sexta-feira, é muito fundamental o trabalhador acompanhar todas as palestras. Durante o evento, são feitas atividades dinâmicas para que os trabalhadores possam interagir", finaliza Abelha.