Recentemente, o SINTICOP-MS publicou em um site da cidade de Ribas do Rio Pardo uma carta de repúdio referindo-se à FETRICOM-MS e ao SINTRACOM de Campo Grande. Na carta, o SINTICOP-MS alega que está sendo impedido de realizar Assembleias com os trabalhadores.
A FETRICOM-MS (Federação dos Trabalhadores na Construção Civil e do Mobiliário e Montagem Industrial de Mato Grosso do Sul) e o SINTRACOM (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Campo Grande), vem esclarecer o seguinte:
1) Nós sempre respeitamos o limite de atuação de todas as entidades sindicais. O SINTICOP-MS não tem prerrogativa no Ministério do Trabalho para representar os trabalhadores da Montagem Industrial em Ribas do Rio Pardo. Essa representação está garantida em Carta Sindical à FETRICOM-MS, que apoiou recentemente a extensão da base do SINTRACOM de Campo Grande para Ribas do Rio Pardo.
2) O SINTICOP-MS tenta a todo custo e de forma desprovida de argumentos jurídicos convencer os trabalhadores da montagem industrial em Ribas do Rio Pardo que pode representá-los. Essa ação deliberada tem um único propósito que é arrecadar dinheiro para a Entidade que hoje tem no seu comando pelo menos três pessoas de parentesco de primeiro grau.
3) O SINTICOP-MS está tão desprovido de argumento que a Justiça do Trabalho intimou o SINTICOP-MS por meio de um Mandado questionando a realização do teor das Assembleias.
Cabe ressaltar que a FETRICOM-MS foi a primeira Entidade Sindical a fechar Acordo Coletivo de Trabalho com os trabalhadores do projeto Cerrado. Esse Acordo foi realizado em dezembro de 2021.
Sendo assim, a FETRICOM-MS e o SINTRACOM lamentam profundamente as manifestações exacerbadas e de cunho infortúnio do SINTICOP-MS, que chega a usar palavras de baixo calão em comentários nas redes sociais.
Da nossa parte não abrimos mão da educação que é o alicerce para a construção de um Brasil melhor. Temos certeza trabalhador e trabalhadora que vocês também prezam pela educação dos seus filhos ensinando sempre a respeitar e não ofender outras pessoas. Assim continuaremos, com educação e exercendo o direito que nos é garantido pela Justiça do Trabalho. Agimos e sempre agiremos dentro da legalidade.
Jamais vamos sucumbir às provocações de Entidades que se desvirtuaram de proteger os trabalhadores, e partiram para um campo antiético, com o objetivo apenas de satisfazer necessidades pessoais e familiares. Cuidado com entidades que sentam com o patrão apenas para pedir brindes e outras moedas de troca em benefício próprio.
A FETRICOM-MS e o SINTRACOM estão entre as entidades sindicais mais antigas da região Centro-Oeste do Brasil. Temos o respaldo da CONTICOM (Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira), que inclusive está sempre conosco em Ribas do Rio Pardo.
Temos história de luta em prol dos trabalhadores, sempre com conquista de aumento de salário acima da inflação. Nós sentamos com os patrões para defender você, lutar pelo seu salário, ir às últimas consequências pelo seu bem-estar.
CONTE COM A GENTE!