Todos nós sabemos que subiu demais o preço dos alimentos e dos produtos básicos de higiene e limpeza. Quem entra no supermercado com R$ 100,00 sai com o carrinho quase vazio. Nesses tempos difíceis separamos algumas dicas que podem ajudar você a economizar ou fazer render um pouco mais o dinheiro.

 

1) NUNCA VÁ AO SUPERMERCADO COM FOME

Se você for com fome ao mercado, as chances de comprar algo que não precisa são altíssimas. Isso porque o nosso cérebro não funciona direito quando estamos com a barriga vazia.

 

2) DETERMINE O VALOR MÁXIMO A SER GASTO

Além de evitar surpresas na hora do pagamento, essa medida te ajudará a não extrapolar seu orçamento para as compras.

 

3) FAÇA UMA LISTA DAS NECESSIDADES DA SEMANA OU DO MÊS

Dessa forma, você vai comprar o que realmente precisa. Quanto menos for ao supermercado menor será o gasto.

 

4) CUIDADO COM AS MEGA PROMOÇÕES

No caso das promoções “leve quatro e pague três”, pode ser que você apenas precise de uma unidade do produto, mas o seu cérebro te enganará dizendo que vale mais a pena comprar quatro de uma vez para levar um de graça.

 

5) VÁ DIRETO AO PONTO

Evite passear no supermercado. Quanto mais percorrer pratelerias, maior será a tentação em comprar algo que não precise.

 

6) PROCURE OUTRAS MARCAS

Dê uma chance para as marcas próprias do supermercado, pois elas costumam ser mais baratas e a qualidade é praticamente a mesma.

 

7) SE LEVAR CRIANÇAS, APROVEITE PARA ENSINAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PROCURAR PREÇOS BAIXOS

Criança pede mesmo e aí o coração de mãe e pai não suporta tanta emoção! Mas caso a criança já tenha um melhor discernimento, aproveite as compras para ensinar sobre a importância de economizar. Com certeza, você estará dando uma aula de educação financeira.