Os cartões com tecnologia de pagamento por aproximação surgiram em 2019, e se tornaram muito popular com o início da pandemia, afinal quanto menos contato menor. Estima-se que hoje circulem cerca de 20 milhões de cartões por aproximação, e eles devem representar até o final de ano metade das transações por crédito no Brasil.
Este tipo de cartão traz praticidade já que não exige o uso de senhas para compras dentro do limite estabelecido e torna o pagamento mais rápido. Porém, muita gente tem caído em golpes.
Basta que a maquininha seja posicionada à distância exigida de 4 centímetros para que o golpista consiga efetuar uma transação. Portanto, nunca deixe seu cartão no bolso da calça, carregue-o em local seguro, por exemplo, no bolso da camisa.
Outra medida que evita fraudes é usar capas de cartão com bloqueio RFID. Essas capas bloqueiam a frequência que permite que o cartão se comunique com a máquina de cobrança. Dessa forma, garante a segurança de que não haverá transação fraudulenta independente de onde ele esteja guardado. Cobranças só poderão ser efetuadas quando o cartão for removido da capa para uso.
Outra medida de segurança é deixar bloqueado o uso da aproximação, e só desbloquear quando for utilizá-lo. Também verifique diariamente seu extrato do cartão e ative o sistema de recebimento de notificação de compra por celular.
Mesmo assim, caso tenha alguma compra efetuada não reconhecida, avise imediatamente a operadora do cartão. O Código de Defesa do Consumidor garante que o valor seja estornado.