Nesta quinta-feira, 02/06, cerca de 70 estabelecimentos comerciais de Campo Grande aderem ao Dia Livre de Impostos. Isto significa que os produtos serão vendidos bem mais em conta porque não terão os impostos computados no preço. O objetivo é mostrar a alta carga tributária cobrada no nosso país.
Os impostos sobre mercadorias brasileiras chegam a ser até 5 vezes o valor do tributo cobrado nos mesmos itens em outros países, principalmente os que fazem fronteira com o território nacional. Por exemplo, os eletrônicos tem carga tributária de 51% no Brasil e apenas 10% no Paraguai.
No nosso país, muitos produtos essenciais tem imposto elevado. Por exemplo, itens de vestuário tem carga tributária de até 35%, e remédios 30%. Isto significa que se você paga R$ 100,00 em um medicamento, R$ 30,00 são impostos.
No caso dos veículos, os impostos variam de 30% a 48,6% no Brasil. Na Argentina, 21%. Nos Estados Unidos, 7,5%. No Japão, 5%. Difícil acreditar!
O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e tem o pior retorno de impostos à sociedade, que carece de atendimento de qualidade na saúde, transporte coletivo, segurança e saneamento básico.