O presidente do Sintracom de Campo Grande e Fetricom-MS, José Abelha, participou na tarde desta terça-feira, 17/05, de mais uma reunião virtual do Conselho Curador do FGTS. Abelha participa do Conselho representando os trabalhadores por meio da CUT. O principal assunto é a Media Provisória 1116 que prevê a liberação dos recursos da conta vinculada do FGTS para pagamento de creche, e cursos de qualificação.


"Se o governo recorrer sempre ao FGTS para atender as mais diversas necessidades, daqui a pouco não tem mais Fundo de Garantia. Devemos usar estes recursos para o devido fim que é habitação, saneamento básico, e a poupança do trabalhador em caso de demissão", disse Abelha durante a reunião.


Nos últimos anos, o governo federal tem permitido o uso do FGTS para outros fins, e liberado alguns saques do FGTS como o que está em andamento de até R$ 1 mil. "Estas liberações acabam iludindo o trabalhador porque apenas tapa um buraco momentâneo. O que precisamos é de programas de geração de renda e emprego para reativar a economia e dar uma segurança futura às pessoas sem precisar usar os recursos do FGTS", complementou Abelha.